coleccionando livros de corte e costura

translate to English

As minhas aquisições dos últimos tempos.
"Curso de corte e alta costura" por Madame Louise Delmont - não sei qual é o ano mas é uma antiguidade impressa numa gráfica perto de minha casa que tenho que ir ver se por acaso ainda existe. Produzido pela Editorial Lavores. Com prefácio da Laura Santos, autora de alguns livros que me lembro de ver em casa dos meus pais. Encontrei-o num alfarrabista e comprei-o mais por curiosidade do que por achar que iria descobrir algo de novo. Os desenhos são um encanto. O conteúdo não foi surpresa. Mais antigos ou mais modernos, a base acaba por ser sempre quase a mesma. Mas com tempo, um dia, hei-de experimentar fazer um dos moldes seguindo as instruções só para ter a noção se há de facto alguma diferença em relação ao método que aprendi.
"Merchant & Mills Sewing Book", comprei-o em Cambridge. Ao ler um artigo sobre Carolyn Denham descobri a Merchant & Mills. Gostei do conceito e do estilo. A introdução atraiu-me a atenção: "Carolyn Denham and Roderick Field are Merchant & Mills. The company was formed in 2010 to elevate sewing to its proper place in the creative world, respecting the craftsmanship it entails ... " Aprecio quem escreve assim, valorizar este tipo de ofício merece toda a minha consideração. Também tem alguns modelos que hei-de experimentar fazer provavelmente este Outono.
E por fim, uma relíquia. "Segredos do corte e da confecção" da "Escola Superior de Moda de Paris" da editora Ediclube. Não sei qual é o ano em que foi publicado. Mas sei que é um dos livros de referência que já não se encontra à venda e não encontrei nenhum alfarrabista que o tenha. Está em português e as explicações são óptimas e muito simples de seguir. Comprei-o por 10eur. Nem queria acreditar quando o encontrei. E quando me disseram o preço ainda achei mais inacreditável. Lembrou-me um dia há uns anos atrás em que comprei "O grande livro dos Lavores" das Selecções do Reader's Digest por 5 eur num mercado de fruta nos Açores.  

1 comentário:

botões de partilha