sobre as ideias da moda

translate to English
Em tempos fui responsável pela área de Inovação na empresa onde trabalho.
Tenho plena consciência do esforço frustrante em promover a geração de "ideias" que dêem "a ideia" que vai mudar a nossa vida e por isso sou especialmente sensível quando vejo um título do estilo "100 ideias que mudaram a Moda".
Ao contrário do cenário imposto hoje em dia em que na maioria das vezes se gasta uma parte do orçamento de uma empresa sem resultado nenhum que se veja a não ser a ilusão da publicidade que se pretende, os casos que li resultaram naturalmente e só foram apelidados de "ideias" à posteriori quando a criação de uma tendência estava mais do que confirmada.
No sábado à tarde enquanto esperava que alguma alma caridosa resolvesse aproximar-se dos confins de mundo a que me vi confinada fui lendo esta revista (em dois volumes) que conseguiu juntar dois temas pelos quais tenho muita curiosidade ultimamente, "ideias" e "moda".
Várias das ideias apresentadas não me parecem propriamente "ideias" no sentido que o palavrão "Inovação" acarreta.
Mas houve algumas (escolhidas ao acaso) que fazem justiça à definição e que decididamente marcam o modo como nos vestimos actualmente.
A t'shirt - inicialmente só utilizada como roupa interior masculina tornou-se tendência nos anos 50 quando Marlon Brando e James Dean se apresentaram no cinema usando-as como roupa de trabalho. Nessa época começou a ser usada por muitos jovens como sinónimo de rebeldia e independência.
As calças de ganga - ideia de Jacob Davis e Levi Strauss em aplicar sólidas tachas em cobre para reforçar os bolsos e outras costuras sujeitas a esforços. Esta não é preciso evidenciar o quanto marcou diversas épocas desde então, incluindo aquela em que estamos.
Num registo menos banal e como sinal de mudança em tempos que foram de crise como os actuais, a silhueta "new look" - no final dos anos 40 a seguir à guerra caracterizada por uma silhueta que marcava a cintura com longas saias rodadas utilizando muitos metros de tecido. Lançada por Christian Dior numa época em que a utilização de tanto tecido era um escândalo devido à escassez de recursos resultante da guerra. Mas as pessoas precisavam de optimismo e ilusões de abundância que lhes aliviasse o sofrimento pós-guerra e apesar de muito contestado tornou-se mesmo uma tendência que marcou uma época.
E o "vestido de noiva" (porque não?!) - quem diria que antes da rainha Vitória ter tido a ideia de fazer o seu vestido em cetim branco, os vestidos de noiva eram de cor (para as pessoas mais modestas eram em preto) para que pudessem vir a ser usados mais do que uma vez. Apesar do vestido em branco ter sido considerado um luxo à data o que é certo é que actualmente é a escolha da maioria das noivas.
Em 100 foi difícil a escolha, estas vieram ao acaso, mas há muitas mais com histórias bem curiosas que explicam bem como no momento em que surgiram foram a "ideia" que nos levou ao modo como vestimos (e vivemos) actualmente.
Diverti-me a ler e ajudou-me a passar a tarde, sem dúvida! :)

2 comentários:

  1. Muito interessante, Paula! Obrigada pela partilha. Gostei em especial da origem das t-shirts. Beijo

    ResponderEliminar
  2. De facto, muito intetessante. Fiquei com vontade de ler essa revista! Obrigada pela dica.

    ResponderEliminar

botões de partilha