memórias do tempo de aprender de novo

translate to English


Hoje estive no mercado do Príncipe Real.
Começou bem, mas à medida que as horas passavam o tempo começou a piorar. Passei uma boa parte da manhã a agarrar o chapéu, a cadeira, o charriot e tudo o mais que estivesse solto.
Como era de prever o desastre aconteceu e uma rajada de vento das fortes atirou ao chão tudo o que era possível.
Aprendi que nestas coisas existe um espírito de entre-ajuda que raramente encontro fora de casa.
Quando dei por mim foi num instante que não sei quantas mãos levantaram tudo, ajudaram a pôr no sítio, e ainda me emprestaram (ainda sou uma novata nestas coisas) cordas e cabos que ajudassem a fixar tudo a uma das árvores. Muito obrigada!
Por volta das 2 da tarde, e tal como o cinzento do céu prometia, começou a chover fortemente.
Foi só o tempo de conseguir enfiar tudo o mais rapidamente possível dentro do carro e acabou o mercado.
Foi pena!
O almoço tarde na tasquinha ao lado do jardim (a mesma onde íamos há não sei quantos anos atrás ainda no tempo da faculdade) soube-me muito bem em vez das sandes que estavam programadas para esse dia.
Independentemente do sucesso ou insucesso de hoje, o que aconteceu acrescentou mais um bocadinho ao que vou aprendendo nestes dias de mercado a que tenho ido. Tirei as minhas conclusões e tenho mais umas certezas, embora as dúvidas sobre o caminho a seguir ainda sejam muitas.
No entretanto, fomos dar as nossas voltas, e por causa das aguarelas que tive que ir comprar para as minhas aulas de desenho acabámos num dos sítios do costume.
Final de tarde óptimo, café mais um éclair na Bénard na companhia do meu querido J, sentir o "espírito" que torna certos locais únicos e que o Chiado tem, o azul carregado do céu, as luzes dos candeeiros, o cheiro das castanhas assadas, entrar na Igreja dos Italianos e a seguir dizer adeus ao Largo Camões.

3 comentários:

  1. Ir ao Chiado num fim de tarde de Outono ou inverno, é dos melhores passeios que posso fazer...Bj

    ResponderEliminar
  2. Engraçado como os artigos da Paula e as suas fotos, me põem predisposta a visitar Lisboa mais vezes. :) Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Tantas coisas novas por aqui! Adorei as fotografias ao crepúsculo.
    Mas ciou por saber o que foi a Paula vender ao Mercado...

    ResponderEliminar

botões de partilha