Estremoz

translate to English














Mesmo nas últimas descobrimos que podíamos ir passar o fim-de-semana fora de Lisboa. Sem preocupações logísticas porque os meus "queridos" filhos estavam todos fora fomos à procura de lugar para ficar e de preferência perto da praia. A costa vicentina pareceu-nos boa ideia. Tentámos Vale do Gaio, Herdade do Reguenguinho (ainda não foi desta), Quinta da Teima, etc. e tal, e outros tantos do género, mas estava tudo esgotado. Parece que a famosa da "crise" estava de férias neste último fim-de-semana de Agosto porque tudo ou quase tudo o que fosse alojamento perto da praia estava sem lugar.Resolvemos ir para o interior. Quisemos experimentar a Herdade da Cortesia mas os deuses estavam contra nós. Já com reserva feita e a caminho do hotel telefonam-nos a dizer que infelizmente tinham que cancelar. Acabámos por ficar num sítio que desconhecia completamente e que nunca tinha ouvido falar.
O Pateo do Solares em Estremoz revelou-se um sítio bem agradável. Pequeno, acolhedor, com boa comida, e bom serviço (excepto a recepção de dia que não primava muito pela simpatia, mas o senhor podia estar num dia mau). Apesar dos nossos planos terem falhado em quase tudo passámos dois dias óptimos. Sábado de manhã andámos pela feira de velharias de Estremoz que recomendo fortemente a quem não conheça e goste desta coisas. Por mim teria trazido o carro um bocadinho mais cheio mas uma certa pessoa travou os meus impulsos como de costume. Almoçámos muito bem na Adega do Isaías que já nos tinha sido recomendado. Visitámos as Irmãs Flores onde comprei mais um dos meus bonecos de Estremoz (porque infelizmente a D Maria Luisa da Conceição onde comprei os primeiros bonecos faleceu este ano). A temperatura rondava mais ou menos os 38ºC por isso tirando o tempo que passámos junto da piscina passeámos de carro e raramente nos atrevemos a sair porque o calor sufocava. Mas mesmo assim valeu a pena porque estradas desertas e a paisagem de Agosto do Alentejo a perder de vista também faz o nosso género. Numa das paragens deste passeio sem destino encontrámos o Convento de São Paulo no Redondo que também deve valer a pena experimentar um destes dias.
Só para terminar, as duas corujas (mais uma das minhas pancadas a juntar às outras) com olhar "assustador" :) que aparecem na última fotografia foram a nossa aquisição da praxe na feira de velharias. Estas figurinhas anos 70 podem ser um bocadinho kitsh (vá!) mas eu que já tenho cinco do género cá em casa não podia deixar estas para trás. Fraquezas, eu sei, mas é assim!
E por hoje é tudo!


3 comentários:

  1. Os passeios inesperados são os que sabem melhor! :) Adorei as fotos e fiquei com o olho preso numa ou duas coisas nas fotos da feira. Ainda bem que estou longe! ;) Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, vale bem a pena a visita. Não quis abusar mto com mtas fotografias mas havia imensa coisa que valia bem a pena comprar.

      Eliminar
  2. essa roda tinha vindo comigo para casa num piscar de olhos (: ainda bem que foram uns dias bem passados! Eu já ando atrás da feira de Grândola (parece-me parecida com esta) há algum tempo e agora esta também vai para a lista!

    ResponderEliminar

botões de partilha